terça-feira, 27 de janeiro de 2009



COMO ANALISAR CHEQUE
- Verifique os dados básicos do cheque e a tipologia.
- Confira se os dados que constam na parte superior do cheque são os mesmos do código de barras (cmc-7) da parte inferior. Os falsificadores também alteram estes números. Preste atenção na intensidade das Barras, se houver algum tipo de variação ou espessura entre elas é sinal de que podem ter sido adulteradas.
- Tenha atenção aos casos em que o cliente faz o cruzamento do cheque sobre os códigos de barras (cmc-7). Ele pode estar tentando encobrir dados adulterados. O mesmo vale para assinaturas.
- Verifique a data de emissão do cheque.
- Nunca receba cheques de terceiros.
- Aspecto importante: Se o cheque estiver com aspecto precário, desconfie. Pode ser de uma conta antiga e ela poderá estar inativa ou encerrada.
- Caso ocorram quebradas na impressão do cheque e no código de barras (cmc-7), tenha certeza, o cheque foi falsificado.
- Passe, de leve, o dedo indicador sobre o nome, o CPF e o nº do cheque e observe se não existem saliências. Falsificações nesses dados são muito comuns.
- O preenchimento do cheque merece uma atenção especial. Verifique sempre se a data e o valor escrito por extenso estão corretos. Não aceite cheque previamente preenchido e assinado. Em caso de dúvida, carimbe o cheque no verso e peça ao cliente que assine novamente a fim de comparar as duas assinaturas.
- Quando receber cheques de contas conjuntas, consulte tanto o CPF do primeiro quanto o do segundo titular, pois pode haver ocorrências em quaisquer destes documentos.
- Independente de estar frente a um golpista ou não, não aceite cheques rasurados. Mesmo que não haja golpe o banco pode não receber.
- Mande fazer um carimbo para ser colocado no verso do cheque. Este tipo de declaração pode inibir o emitente caso esteja com essa intenção. E, juridicamente, essa declaração é mais um fator de incriminação para ser utilizado contra aqueles que têm este costume.
Sugestão de Carimbo:

Declaro que estou ciente que sustar o pagamento destecheque constitui crime de acordo com o Código Penal capitulo VI, artigo 171,paragrafo 2º, inciso VI.

Assinatura:


Coloque, em local visível e legível aos seus clientes, um cartaz com os seguintes dizeres: “Somente recebemos cheques mediante consulta”. Nunca coloque cartazes pelo qual você não esteja certo ou ciente do que nele está escrito, sob pena de ter que arcar com o ônus de sua atitude.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

AVANÇOS TECNOLOGICOS NA COBRANÇA


"É preciso manter a equipe sempre afinada com os avanços e as inovações"


Estar aberto a novas idéias, desprender-se dos velhos paradigmas, este é o pressuposto para que as novas atribuições sejam assumidas por crédito e cobrança. Na outra ponta, a área comercial não deve encarar esse novo papel de uma área originalmente financeira como uma interferência no seu trabalho. As informações a que tem acesso o setor de crédito podem contribuir efetivamente para o crescimento do negócio. Portanto, o melhor caminho é estreitar o relacionamento dessas duas importantes frentes na empresa.

Sejam ferramentas para prospecção, potencialização das vendas, higienização de cadastros ou gerenciamento de carteiras, elas em si não são suficientes. Para que novas informações e recursos sejam utilizados em sua plenitude, é imprescindível que haja constante treinamento e qualificação do pessoal de crédito e cobrança. E uma ótima forma de atualizar-se é aproveitar as oportunidades de treinamento em novos produtos oferecidas pelas instituições de informações de crédito, que, além do mais, não acarretam custos, pois na maioria das vezes são gratuitos.

A cada dia são oferecidos novos e melhores recursos para crédito e cobrança. São serviços que surgem pela necessidade dos negócios e pela constante evolução do mercado. Também é extraordinário o aperfeiçoamento de serviços já existentes, cada vez mais precisos e, muitas vezes, personalizados a cada ramo específico de atividade. Acompanhar esses progressos é fundamental para que se possa experimentar todos os seus benefícios na prática, verificando os bons reflexos nos negócios. Para isso, é necessário manter a equipe de crédito e cobrança afinada com as novas tecnologias e serviços.