terça-feira, 27 de abril de 2010

Inadimplência com cheques atinge menor taxa no 1º tri desde 2005, diz Serasa




A inadimplência com cheques registrou uma taxa de 1,92% no primeiro trimestre deste ano, o menor patamar para o período desde 2005 (1,74%), de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira.

Ao todo, foram pouco mais de 5,4 milhões de cheques devolvidos para mais de 281 milhões compensados. O valor médio das dívidas com essa forma de pagamento no primeiro trimestre ficou em R$ 1.191,26.

Em março, foram devolvidos 2,1 milhões de cheques, representando uma inadimplência de 2,04%, número acima dos patamares contabilizados em janeiro e em fevereiro - esse último teve 18 dias úteis, ante 23 em março.

Essa alta, de acordo com os analistas da Serasa, é decorrente de uma série de fatores sazonais, que pressionam o orçamento familiar, como o pagamento da última parcela do IPVA, das despesas escolares (matrícula e material) e das férias e eventuais viagens realizadas no início de ano.

Ainda assim, o índice de cheques devolvidos é inferior ao registrado no mesmo mês de 2009 (2,46%), quando o país sentia os reflexos do agravamento da crise econômica mundial.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo, principalmente na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Já no segundo semestre, os indicadores apontam para elevação, decorrente do maior endividamento da população.

O Amapá segue líder do ranking, com o maior percentual de cheques devolvidos (13,95%) em março, em um patamar ainda maior do que o registrado em fevereiro (13,59%) e em janeiro (11,93%).

Pelo terceiro mês consecutivo, São Paulo detém o menor índice (1,68%), com leve alta sobre a taxa (1,41%) contabilizada no mês anterior. Na contramão da tendência de alta, Roraima foi o único Estado que registrou queda nos índices de cheques devolvidos, de 10,15% para 8,79%.

Fonte: Folha Online, 23 de abril de 2010. Na base de dados do site www.endividado.com.br